Faça seu projeto

24/06/2017

5 receitas para alegrar o São João

É São João, sô! E sabe o que isso significa? Sim, festa em TODO Brasil! Que tal aprender algumas receitas que têm o gostinho dessas festas? Confira: 

1 – Cachorro-Quente

Ingredientes:

- 1kg de salsicha

- 400g de molho de tomate

- 4 tomates sem sementes picados

- 1 pimentão picado

- 3 dentes de alho amassados

- 2 latas de milho verde

- 3 colheres de óleo

- Sal e cheiro-verde a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela com o óleo, refogue o alho e a cebola. Em seguida, adicione o pimentão, os tomates, o sal e o cheiro-verde, misture bem e deixe ferver por 5 minutos. Após isso, acrescente o milho, as salsichas (picadas ou inteiras, como preferir) e o molho de tomate, deixe cozinhar por 10 minutos e sirva com os pães para cachorro-quente. A receita tem o rendimento de aproximadamente 20 cachorros-quentes.

2 – Milho Verde na Espiga

Ingredientes:

- Milho verde em espigas

- Água

- Sal

- Manteiga para servir

Modo de preparo:

Com as espigas já limpas, sem a palha e os cabelos do milho, lave bem e coloque na panela de pressão. Coloque água até cobrir as espigas, mas sem ultrapassar o nível de segurança da sua panela. Não coloque o sal ainda. Leve ao fogo, depois de dar a pressão, marque 30 minutos. Passado o tempo, retire a pressão, acrescente sal, ferva por mais 10 minutos, mas sem pressão. Escorra a água, pincele manteiga nas espigas de milho e sirva. 

3 – Pamonha

Ingredientes:

- 12 espigas de milho verde

- 1 copo de água

- 2 xícaras de açúcar

- 1 xícara de coco ralado fino

- 1 pitada de sal

- Palhas para embalar

Modo de preparo:

Comece ralando as espigas ou cortando rente ao sabugo, coloque no liquidificador com água e bata. Acrescente o coco, açúcar e mexa bem. Em seguida, coloque essa massa na palha de milho e amarre bem. Em uma panela grande, ferva a água (deve estar realmente fervendo, caso contrário, elas se desmancharão), coloque as pamonhas uma a uma. Cozinhe por 40 minutos, mais ou menos, retire as pamonhas e deixe esfriar em um local fresco. Sirva com café e queijo ralado a gosto, fica uma delícia. 

4 – Pipoca Caramelada

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de milho

- 1 xícara (café) de óleo

- 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a pipoca, o óleo frio e mexa. Assim que aquecer, os milhos irão inchar e estourarão. Feche a panela e aguarde. Ao ficar pronto, reserve a pipoca. Na panela, agora vazia, coloque o açúcar e deixe derreter. Em seguida, jogue a pipoca e mexa bem para que ela fique completamente caramelizada. Coloque em uma bacia e agora é só servir. 

5 – Pé de Moleque

 

Ingredientes:

- 500 g de amendoim torrado e descascado

- 500 g de açúcar

- 1 lata de leite condensado

- 3 colheres de margarina

 

Modo de preparo:

Coloque, em uma panela, o amendoim, o açúcar e a margarina. Leve ao fogo e mexa sem parar. Quando começar a formar uma calda, coloque o leite condensado. Não esqueça de sempre mexer, faça isso até soltar do fundo da panela, assim como se faz com brigadeiro. Ao dar ponto, coloque em um tabuleiro untado com margarina, deixe esfriar e corte em pedaços. 

Então, gostou dessas receitas? Tem para todos os gostos, só escolher e preparar. Mas se pensar bem, em época de São João, a vontade é de comer tudo mesmo. 

Compartilhe

< Voltar