Faça seu projeto

11/04/2016

Bobó de camarão

Ele tem origem da África, mas foi na Bahia que cresceu. Não estamos falando de nenhuma personalidade, e sim de um prato que já é tradicional na mesa da família brasileira: o bobó de camarão! ♥

Dizem que a receita foi trazida para a culinária popular brasileira no século XVII, e que era feita com inhame. Agora ingredientes pra lá de brazucas fazem uma base perfeita para os camarões neste delicioso prato baiano. Quer aprender? Confere a receita completa aqui!

Ingredientes:

500 g de camarão médio limpo

1 kg de mandioca

4 colheres (sopa) de azeite

3 dentes de alho

4 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola

1 pimentão vermelho

200 ml de leite de coco

4 colheres (sopa) de azeite de dendê

sal e pimenta-dedo-de-moça a gosto

2 colheres (sopa) de coentro fresco

Modo de fazer:

Pique os dentes de alho, a cebola, o coentro e a pimenta dedo-de-moça. Corte o pimentão ao meio no sentido do comprimento, retire as sementes e corte em cubinhos.

Descasque a mandioca e corte em pedaços grandes. Transfira para uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até que a mandioca fique macia.

Em uma frigideira, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio. Quando esquentar, acrescente o alho e refogue até dourar. Aumente o fogo, adicione os camarões e refogue por 3 minutos. Reserve.

Em outra panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola e o pimentão. Refogue por cerca de 5 minutos. Reserve.

No liquidificador, bata a mandioca ainda quente, o leite de coco, o azeite de dendê e o refogado de cebola com pimentão até obter um creme homogêneo. Se o copo do liquidificador for pequeno, bata os ingredientes em duas etapas.

Em uma panela grande, coloque o camarão refogado, o creme de mandioca e leve ao fogo alto. Quando ferver, tempere com sal e pimenta dedo-de-moça picada. Desligue o fogo e adicione o coentro. Misture bem e sirva quente.

Receita via: Panelinha

 

Compartilhe

< Voltar