Faça seu projeto

24/03/2016

Para a Páscoa: bolinho de bacalhau

A Páscoa, doce data que vem se aproximando, é precedida pela Sexta-Feira Santa, ocasião em que é muito comum comer peixe. Que tal aproveitar essa data para se deliciar com bolinhos de bacalhau? Embora o quitute não seja de origem brasileira, e sim portuguesa, ele já se popularizou tanto que é impossível não considerar como um pedacinho do Brasil.

A primeira receita de bolinho de bacalhau foi divulgada no livro Tratado de Cozinha e Copa, em 1904. Sim, faz tanto tempo assim! Escrita por Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português, a receita serviu como base para as variações da receita existentes até os dias de hoje ♥

Toda essa conversa deu água na boca? Então confere aqui a receita completa:

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite

½ colher (sopa) de alho

2 colheres (sopa) de cebola picadinha

2 batatas médias cozidas, descascadas e amassadas

1 ovo batido

200 g de bacalhau cozido e desfiado

¼ xícara (chá) de farinha de rosca

1 colher (sopa) de azeite

salsinha picadinha, pimenta-do-reino moída e sal a gosto

Modo de fazer

Em uma panela com uma colher de sopa de azeite, refogue o alho e a cebola até dourar. Transfira o refogado para uma tigela, adicione 2 batatas médias cozidas e amassadas, 1 ovo batido, o bacalhau cozido e desfiado, a farinha de rosca, o azeite, a salsa picadinha, pimenta-do-reino moída, sal a gosto e misture bem até formar uma massa homogênea. Pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida. Hmmmmmmmm!

Quer ver mais receitas com o jeitinho Casa Brasileira de ser? Clique aqui para conferir. Até a próxima! 

Compartilhe

< Voltar