Faça seu projeto

19/04/2016

Sabor do Brasil: feijoada

Feijão, carne de porco, muitos temperos, farofinha e um sabor que conquista. É claro que estamos falando da feijoada, um dos pratos mais populares na mesa dos brasileiros de norte a sul!

A origem da receita não é conhecida com exatidão. Algumas histórias dizem que a feijoada foi uma invenção dos escravos, que aproveitavam as sobras vindas da casa-grande – como rabo e orelha de porco – e misturavam com feijão e farofa. Outros estudiosos dizem que a feijoada se trata de uma adaptação de um prato vindo de Portugal, que combinava carnes variadas com feijão branco. 

Seja de onde for, de uma coisa a gente tem certeza: feijoada é tudo de bom. Por isso, o post de hoje traz uma receita daquelas que amamos: bem completinha. Ela foi retirada do site Panelinha!

 

Ingredientes

500 g de feijão preto

200 g de carne-seca

200 g de carne defumada

200 g de paio

200 g de linguiça calabresa

200 g de costela de porco

150 g de bacon em cubinhos

1 cebola média picada

1 dente de alho picado

2 colheres (sopa) de cheiro verde picado

1 pitada de colorau

1 pitada de cominho em pó

1 laranja

pimenta-malagueta a gosto

sal e pimenta-do-reino a gosto

azeite a gosto

 

Modo de Preparo

1. Escolha o feijão e coloque num recipiente fundo. Acrescente bastante água e deixe-os de molho por aproximadamente 12 horas, trocando a água a cada 3 horas.

2. Com uma faca afiada, corte a carne-seca em pedaços e coloque num recipiente. Cubra com água e deixe de molho por 12 horas, trocando a água a cada 3 horas.

3. Para cortar a costela de porco em pedaços, apoie a costela sobre uma tábua e deixe a parte dos ossos virada para cima. Com uma faca afiada, corte a carne seguindo a linha entre os ossos. Reserve.

4. Escorra a água da carne-seca e coloque a carne numa panela. Cubra com água fria e leve ao fogo para ferver. Ao ferver, escorra a água e cubra novamente com água fria. Leve novamente ao fogo e espere ferver. Escorra a água e reserve.

5. Escorra a água do feijão e coloque-os numa panela grande. Cubra os feijões com bastante água e leve ao fogo alto para ferver. Enquanto aguarda a fervura, lave a laranja muito bem sob água corrente.

6. Ao ferver, abaixe o fogo e acrescente a laranja inteira (com casca) e a carne-seca. Após 30 minutos, adicione as costelinhas reservadas. Após mais 30 minutos, acrescente a carne defumada. Retire a laranja e despreze.

7. Em seguida, adicione as linguiças inteiras e uma parte do bacon. Deixe cozinhar por mais 90 minutos ou até que as carnes e o feijão fiquem macios.

8. Pique a cebola, o alho e o cheiro-verde. Leve uma frigideira grande ao fogo baixo, regue com um pouco de azeite e adicione o restante do bacon picado. Em seguida, junte a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto. Coloque o cheiro-verde, o cominho, o colorau, a pimenta-malagueta picada e mexa bem.

9. Pegue uma concha de feijão macio, sem o caldo, de dentro da feijoada e coloque sobre um prato. Amasse com um garfo, formando uma papa. Coloque a papa de feijão na frigideira com o refogado e mexa bem. Se for preciso, acrescente um pouco de caldo.

10. Transfira o refogado com a papa para a panela da feijoada, misture e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Prove a feijoada e verifique se precisa acrescentar sal e pimenta.

11. Retire as linguiças de dentro da panela e coloque-as sobre uma tábua. Corte as linguiças em fatias finas e coloque as rodelas na panela da feijoada. Espere a feijoada aquecer e sirva em seguida.

12. Para acompanhar, sirva arroz branco, couve refogada, farofa, mandioca frita e gomos de laranja.

Compartilhe

< Voltar